O impeachment do ex-presidente Fernando Collor (PTB), atualmente senador pelo estado de Alagoas, foi retirado dos painéis de fatos históricos do chamado "Túnel do Tempo", painel presente no senado que foi inaugurado nesse dia 30 de maio pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB) e mostra os principais momentos da história do país. O antigo corredor de painéis, removido para a inauguração do mais recente, continha fotos e informações sobre o movimento que retirou Collor do poder. De acordo com Sarney, porém, "esse episódio é apenas um acidente que não deveria ter acontecido na história do Brasil. Não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados".

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para o lugar da antiga placa onde estavam as fotos e textos relatando o fato, Sarney diz ter encomendado uma versão atualizada, contando a verdade do ocorrido.
De acordo com o presidente do senado, o impeachment foi somente um golpe da oposição para derrubar um homem tão bom e honesto como Collor. O golpe, aliás, teria sido articulado pessoalmente por Luís Inácio Lula da Silva, que já imaginando que poderia se eleger presidente alguns anos depois, quis retirar Fernando Collor da jogada, sabendo que o homem permaneceria muitos anos no poder, visto seu caráter e popularidade.
"Que eu saiba, roubar não é crime e não dita o caráter de ninguém. Collor é um homem muito bacana, amigo meu", disse Sarney.
 |
| Collor abalado depois do impeachment |
A nova placa mostrará Collor em situações muito mais verdadeiras que as mitificadas pelo impeachment. Uma delas, por exemplo, mostrará o ex-presidente voando nos céus e salvando pessoas inocentes. Além disso, as fotografias também exporão Fernando Collor em momentos decisivos, como plantando laranjas em seu estimado jardim e rindo simpaticamente da cara da população brasileira.
 |
| Fernando Collor dando um abração (uma das novas placas do senado) |